quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Scrap para iniciantes - Sketch

Sketch??? Desenho, rascunho da página ou projeto a ser desenvolvido.

Quando comecei  a me aventurar com a tesoura eu sentava no meu cantinho e cortava e colava papeis sem muita preocupação se os elementos estavam bem posicionados ou não, as vezes dava certo e as vezes não.
Com o tempo percebi que os sketches podiam ser meus aliados no processo de construção das pags. Porque eles me davam uma direção, um pontapé inicial....entendem? Hoje faço questão de usar!

Imagine só...
Vc comprou um monte de folhas lindas,  as melhores ferramentas, imprimiu as melhores fotos e está com tempo livre. Logo sentou no seu cantinho pra brincar...mas e aí? Por onde começar?
 Eu respondo! Começa procurando um sketch! Com o sketch escolhido, vai ser mais fácil definir os papeis, as fotos e todos os enfeitinhos pra usar.

Olha um exemplo:



O sketch nesse caso serviu como guia principalmente das disposiçao dos elementos e da quantidade de fotos. O restante foi feito a partir disso...

**É importante lembrar tb que o sketch é apenas um auxiliar e não um guia pra ser seguido a risca. O legal é brincar com ele e transformá-lo de forma que ele fique perfeito pra vc.

Pra facilitar meu processo de criação tenho uma pasta no meu computador só pra sketches. Nela salvo todos os sketches legais que eu encontro por aí!



Tb tenho um caderninho onde faço desenhos das minhas próprias pgs e também anoto alguma ideias pra futuros projetos.

Enfim, você pode fazer seus próprios sketches ou mesmo procurar na internet sites especializados neles.

Alguns sites de sketch
Page maps
Creative scrappers
Sketchabilities
sketchy savvy

Vejam o video da querida Shimelle pra verem como um sketch pode ser usado e abusado!


O que vcs acharam do post de hj? Deixem um recadinho me contando!
Um beijo!

3 comentários:

  1. Gostei! Usar sketch sempre ajuda,principalmente pras atrapalhadas como eu! Vc bem sabe Déa!rs

    uma sugestão:vc podia falar tb de lift.

    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro um sketch. Na verdade os meus LO's sempre ficam bem diferente do sketch mas, como você disse ele dá aquele pontapé inicial no trabalho. Dali pra frente, tudo começa a fluir.Bjos
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo e uso sempre
    sketches são meus queridinhos! rs
    bjkasss

    ResponderExcluir